34º Aniversário
Olá...
Foi em 1985 que Torres Novas deixou de ser Vila, para passar a Cidade, e era Presidente do Município na altura, Casimiro Gomes Pereira, o qual, nos seus mandatos, trabalhou para que Torres Novas evoluísse na altura e no futuro.
Não nos podemos esquecer que Torres Novas passou a Cidade também com um pouco de influência das gentes de Riachos, pois queriam que Riachos tivesse a distinção de "Vila", mas para que isso fosse possível, Torres Novas, teria de passar a Cidade, e foi precisamente isso que aconteceu.
Torres Novas presentemente está totalmente diferente, e isso deve-se ao facto dos diversos Presidentes de Câmara que já teve, pois, todos, tiveram um único objetivo, mudar Torres Novas.
Tal facto também se deve, e muito, á proximidade que começou a existir entre as Aldeias e a Cidade, pois, as mesmas, trouxeram as suas culturas, artes e tradições para dentro da mesma, o que a meu ver, fez crescer a Cidade como Cidade, tornando as Aldeias também mais visíveis, o eu é de louvar.
Na verdade é pena que nos dias de hoje e em pleno século XXI, o Centro Histórico da Cidade, esteja um pouco dado ao abandono, e que em muitas aldeias ainda não exista um saneamento básico, mas estou convicto que em breve tudo isso será colmatado.
Torres Novas tem uma gastronomia de fazer inveja a muitos, que vai desde o Pão Caseiro com Queijo de Ovelha á Morcela de Arroz. Destacam-se também dias sopas incomparáveis, que são as tradicionais "Couve com Feijão" e a sopa de " Fressura", esta última muito utilizada nos casamentos, e era dada a alguns convidados, como jantar, na véspera do casamento.
Destaca-se ainda o "Requentado de Bacalhau", a "Petinga Frita", as "Migas á Pescador", as "Enguias do Boquilobo", a "Fataça na Telha", e o "Cabrito Assado no Forno" com batata e grelos.
Na doçaria destaca-se o "Bolo de Cabeça", as "Merendeiras de Lapas", o " Doce de Amêndoa", o "Figuinho de Torres Novas" e o recém criado " Pastel de Feijão de Torres Novas".
Jamais podíamos esquecer que como bebidas temos a "Aguardente de Figo", o "Vinho Tinto Caseiro" e o famoso "Abafado de Soutos".
Portanto é desta forma, que dou os meus sinceros Parabéns a Torres Novas, a todo o seu Executivo, e a todos os Munícipes que dele fazem parte.
Resta-me a esperança que Torres Novas continua a crescer e a evoluir, no sentido de dar melhores condições para todos.
PARABÉNS TORRES NOVAS
Até breve
Antiga Igreja de Santa Maria
Ponte da Levada
Antigas Casa de Banho Públicas
Sem comentários:
Enviar um comentário